segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O MÉDIUM É UM MISSIONÁRIO? - Divaldo Franco



De modo geral, não. Raros são os medianeiros que, no mundo, se encontram investidos de mandato mediúnico, ou seja, desempenhando a sua tarefa no campo da mediunidade, dela fazendo um apostolado.
Quase sempre, os médiuns são almas que, através da oportunidade que o serviço mediúnico lhes enseja, resgatar pesados débitos cármicos (Yvonne Pereira), sem, é claro, nos referirmos àqueles que, ao invés de fazerem da mediunidade um degrau de ascensão, convertem-no em um motivo a mais de queda (os que cobram, os que intermediam para a maldade, etc).
Poderíamos, por outro lado, afirmar que, no cumprimento do dever que lhe compete, todo médium, sem que seja um espírito missionário, desempenha a missão de sublimar o próprio destino, levando-se em conta que até uma semente, no coração da terra é chamada à tarefa da germinação em que nenhuma outra lhe poderá substituir o esforço.
Para que sempre trabalhe com proveito, dando à sua faculdade medianímica uma finalidade útil, nenhum médium deve se acreditar superior aos demais, prevalecendo-se de sua condição na exaltação de si mesmo. Portanto, para a grande maioria, mediunidade é dever, do qual, infelizmente, muitos desertam (abandonam), notadamente os que desejariam ser médiuns para seu exclusivo deleite, olvidando (esquecendo) que os genuínos embaixadores celestes no mundo sempre foram os que mais sofreram e os que mais serviram.
A idéia de que seja um espírito missionário, pode, não raro, fascinar o médium, induzindo-o a processos obsessivos de longa duração e inutilizá-lo para o trabalho compatível com a sua capacidade.
Ansiando pelo mediunato, muitos medianeiros inconscientemente desprezam os diminutos recursos medianímicos de que são dotados.

Exemplo de mediunidade exercida para ressarcir débito: Yvonne do Amaral Pereira, dedicou-se com afinco ao trabalho com suicidas, através da psicografia e do desdobramento, por ter cometido, algumas vezes, esse ato insano em outras existências. Escreveu vários livros, dentre eles "Memórias de um suicida", pelo espírito de Camilo Castelo Branco. Seu exemplo de prudência e bom senso, guardando a obra por quase trinta anos para certificar-se de quanto ali foi escrito, mereceu de Chico Xavier, que mui sabiamente a designou "Uma Heroína Silenciosa". Foram quase 84 anos de apostolado mediúnico.





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GÊMEOS SIAMESES NA VISÃO ESPÍRITA



Do ponto de vista espiritual, entendemos se tratar provavelmente de dois espíritos ligados por ódio extremo, talvez de muitas reencarnações, e que renascem nestas condições não por livre escolha ou punição divina, mas por uma espécie de determinismo originado na própria lei de causa e efeito. Alternando-se as posições como algoz e vítima e, também, de plano (físico e espiritual), impelidos por irresistível atração de ódio e desejo de vingança, buscam-se sempre e acabam se reencontrando por vezes em circunstâncias dramáticas, que os obrigam a partilhar até do mesmo sangue vital e do ar que respiram.
A convivência ensejará que os dois seres, durante a trajetória (seja ela mais longa ou muito curta), estabeleçam laços de parceria e apoio, despertando sentimentos de amizade, de respeito e início de reconciliação pelo perdão, ainda que imanifestos.

FONTE: REVISTA CRISTÃ DO ESPIRITISMO


Retirado do blog http://grupoallankardec.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BODE EXPIATÓRIO - Richard Simonetti



Como surgiu a expressão "bode expiatório"?

Infelizmente, tendemos a corromper a atividade religiosa com o formalismo, os ritos e as rezas.
É mais fácil aparentar virtude; e mais difícil exercitá-la.
Isso era comum ao tempo de Jesus, principalmente entre os fariseus.
Julgavam que comparecer à sinagoga, efetuar sacrifícios de animais e aves, oferecer dízimo, cumprir as disciplinas do culto, respeitar o sábado, jejuar e observar outras práticas formais, era suficiente para ter a consciência tranqüila e merecer as graças de Jeová (Deus).
Se problemas surgiam no seio da comunidade, em virtude de comportamento pecaminoso ou por transgressão dos textos sagrados, realizava-se um culto especial, onde, por força de sortilégios, os pecados dos fiéis eram transferidos para um bode que seria sacrificado.
Daí a expressão "bode expiatório", quando se pretende arranjar um inocente para pagar por culpas alheias.

Postado pelo blog http://grupoallankardec.blogspot.com



A MELHORA DA MORTE - Richard Simonetti


(...) Quando os familiares não aceitam a perspectiva da separação (desencarnação) formando a indesejável teia vibratória, os técnicos da Espiritualidade promovem, com recursos magnéticos, uma recuperação artificial do paciente que, "mais prá lá do que prá cá", surpreendentemente começa a melhorar, recobrando a lucidez e ensaiando algumas palavras...

Geralmente tal providência é desenvolvida na madrugada. Exaustos, mas aliviados,
os "retentores" vão repousar, proclamando:

"Graças a Deus! O Senhor ouviu nossas preces!"

Aproveitando a trégua na vigília de retenção os benfeitores espirituais aceleram o processo desencarnatório e iniciam o desligamento.

A morte vem colher mais um passageiro para o Além.

Raros os que consideram a necessidade de ajudar o desencarnante na traumatizante
transição. Por isso é freqüente a utilização desse recurso da Espiritualidade, afastando aqueles que, além de não ajudar, atrapalham. Existe até um ditado popular a respeito do assunto:

"Foi a melhora da morte! Melhorou para morrer!”



Postado pelo blog http://grupoallankardec.blogspot.com



domingo, 13 de fevereiro de 2011

JORNAL "O ESPÍRITA" - mês de fevereiro - pág. 1 e 2

JORNAL "O ESPÍRITA" - mês de fevereiro - pág. 3 e 4

JORNAL "O ESPÍRITA" - mês de fevereiro - pág. 5 e 6

JORNAL "O ESPÍRITA" - mês de fevereiro - pág. 7 e 8

PADRE DESRESPEITA ESPIRITISMO E RELIGIÕES ESPIRITUALISTAS


O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”.
Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde nos rituais e nas práticas do espiritismo, da umbanda, do candomblé".
Nota da Canção Nova afirma que Abib tem um “profundo respeito a todas as pessoas e ideologia, (...) difundindo o amor cristão”.
Não é o que ele prega nem no livro nem em seus sermões.
Em seu sermão do dia 4 de fevereiro de 2008, ao criticar o “espiritismo de mesa, de terreiro, com todas as suas práticas, seus rituais”, contou que, quando tinha terminado de escrever o livro “Sim, Sim!”, a cópia que tinha no computador ficou embaralhada:
Não se dava para entender nada. Todos os capítulos foram conservados, mas não dava para entender nada do que estava digitado. Ali percebi o demônio querendo impedir que eu publicasse este livro, mas refiz todo o livro e ainda melhor

O negrito é da transcrição do sermão no site da Canção Nova.

O padre termina o sermão assim:

Em Levítico, capítulo 19, versículo 31, diz: “Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.” E ainda; Levítico capítulo 20, versículo 6, diz: “Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio de seu povo.”


COMENTÁRIO DO GRUPO DE ESTUDO "ALLAN KARDEC": Nos admira a ignorância do padre. Pois, como pode se predispor a escrever um livro sem conhecimento do assunto?
- Espiritismo é um só. As outras religiões como a Umbanda, Quimbanda e Candomblé são religiões espiritualistas, não tem ligação, ou melhor, não são ramificações do Espiritismo;
- O Espiritismo não tem rituais, mas as outras religiões espiritualistas sim, exemplo: o catolicismo;
- O Espiritismo não pode estar citado na Bíblia porque ele surgiu em 1857 e a Bíblia começou a ser escrita em 1437 a.C. , até João em 98 d.C. A palavra "ESPIRITISMO" e "ESPÍRITA" foram criadas por Kardec. Pedimos ao padre que troque sua Bíblia pela Bíblia de Jerusalém, que é a mais bem traduzida, segundo estudiosos;
- Se o padre citou Levíticos para nos atacar, podemos citar outros capítulos e versículos da Bíblia que os católicos não seguem.
Por exemplo: Levíticos 20:13 - "O homem que se deitar com outro homem será punido até a morte." ou então em Levíticos 21:17-23 "Deficientes físicos estão proibidos de aproximar-se do altar do culto, para não profaná-lo com seu defeito."
Perguntamos: Os católicos seguem estas leis de Moisés? Graças a Deus não. O tempo da "santa inquisição" já passou. Então, nós espíritas só pedimos respeito. Acreditamos que todas as religiões são boas, só não são melhores por serem conduzidas por pessoas com pouco entendimento do que Deus quer de nós. Perde-se muito tempo apontando erros alheios, sem buscar corrigir os seus próprios. Queremos direito de pensar, de agir, de falar, mas não queremos dar este direito aos outros. Temos muito que aprender. Mas fica aqui nosso comentário com a intenção de esclarecer e de dizer: CHEGA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.


Postagem do blog http://grupoallankardec.blogspot.com




sábado, 12 de fevereiro de 2011

ÁLCOOL MATA MAIS QUE AIDS, TUBERCULOSE E VIOLÊNCIA, DIZ OMS



O álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, mais do que a Aids, a tuberculose e a violência, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira.

O aumento da renda tem provocado o consumo excessivo em países populosos da África e da Ásia, incluindo Índia e África do Sul. Além disso, beber em excesso é um problema em muitos países desenvolvidos, informou a agência das Nações Unidas.

No entanto, as políticas de controle do álcool são fracas e ainda não são prioridade para a maioria dos governos, apesar do impacto que o hábito causa na sociedade: acidentes de carro, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho, de acordo com o relatório.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao álcool, disse a OMS em seu "Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde".

"O uso prejudicial do álcool é especialmente fatal em grupos etários mais jovens e beber é o principal fator de risco de morte no mundo entre homens de 15 a 59 anos", afirma o relatório.

Na Rússia e na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), uma em cada cinco mortes ocorre devido ao consumo prejudicial, a taxa mais elevada do planeta.

A bebedeira, que muitas vezes leva a um comportamentos de risco, agora é prevalente no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia, África do Sul e na Ucrânia, e está aumentando entre outras populações, segundo a OMS.

"Mundialmente, cerca de 11% dos consumidores de álcool bebem bastante em ocasiões semanais; os homens superam as mulheres em quatro a cada uma. Eles praticam constantemente um consumo de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres em todas as regiões", disse o relatório.

Em maio passado, ministros da Saúde dos 193 países-membros da OMS concordaram em tentar conter o consumo excessivo de álcool e de outras formas crescentes do uso excessivo por meio de altos impostos sobre bebidas alcoólicas e restrições mais rígidas de comercialização.

FONTE:http://www.correiodoestado.com.br/noticias/alcool-mata-mais-que-aids-tuberculose-e-violencia-diz-oms_99060/


Leiam também o texto "BEBIDA ALCOÓLICA É DROGA?" que está postado no blog http://grupoallankardec.blogspot.com no mês de janeiro de 2010



ALCOOLISMO COMEÇA EM CASA



Jovens começam a beber dentro de casa

O alcoolismo está entre as drogas de maior relevância no Brasil, sendo o consumo superior ao das drogas ilícitas. Estima-se que 11,2% da população seja dependente de álcool, conforme pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid.

Os dados específicos da Região Sul apontam que 69,4% da população já consumiu álcool alguma vez na vida.
Outra pesquisa desenvolvida pelo Cebrid com estudantes de 10 capitais apontou que 40% dos entrevistados de 12 a 18 anos ingeriram bebida alcoólica pela primeira vez em casa. Os dados confirmam que nos últimos anos têm aumentado a dependência entre jovens e mulheres.

Conforme a Associação dos Alcoólatras Anônimos de Santa Catarina, geralmente o dependente de álcool demora para aceitar a dependência. Nesses casos, o apoio da família e dos amigos é fundamental.

Geralmente a pessoa é levada para o grupo pelos amigos, onde são compartilhadas experiências. O tempo de recuperação depende de cada pessoa. Aos poucos, a pessoa vai tendo consciência dos seus limites e volta a ter uma vida normal - disse um dos membros da AAA/SC. Atualmente a Associação dos Alcoólatras Anônimos possui 235 grupos no Estado.
Fonte: Diário Catarinense
www.antidrogas.com.br


IMPORTANTE
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos

FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/17909


Leiam também o texto "BEBIDA ALCOÓLICA É DROGA?" que está postado no blog http://grupoallankardec.blogspot.com no mês de janeiro de 2010



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DIVALDO FRANCO DEMONSTRA COMO APLICAR O PASSE

O CARPINTEIRO - estória para reflexão

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com sua família.
Claro que sentiria falta do pagamento mensal, mas necessitava da aposentadoria.
O dono da empresa sentiu em saber que perderia um dos seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma casa como um favor especial.
O carpinteiro consentiu, mas com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e coração não estavam no trabalho.
Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão de obra e matéria prima de qualidade inferior.
Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro e disse:

- Esta é a sua casa, é meu presente para você!

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado.
Agora iria morar numa casa feita de qualquer maneira.
Assim acontece conosco. Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor.
Nos assuntos importantes não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. Mas, será que não sabemos?

REPROGRAMAÇÃO
Nasceste no lar que precisavas.
Vestiste o corpo físico que merecias.
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes e amigos são as almas que atraístes, com tuas próprias afinidades.
Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas, tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes, são as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivencial.
Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta. Busque o bem e viverás melhor.

Mensagens psicografadas por Francisco do Espírito Santo Neto
Pelo espírito Hammed

O SAPO E A ROSA - estória para reflexão


Era uma vez uma rosa muito bonita , que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim . Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe, e acabou se dando conta de que ao seu lado sempre havia um sapo grande, esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela. Indignada diante desta descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente. O sapo muito humilde disse:
- Está bem, se é assim que você quer ...
E logo atendeu seu pedido.
Algum tempo depois o sapo passou onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas e pétalas. Penalizado disse a ela:
- Que coisa horrível, o que aconteceu com você ?
A rosa respondeu:
- Desde de que você foi embora as formigas me comem dia a dia, e agora nunca mais voltarei a ser o que era.
O sapo respondeu:
- Quando eu estava por aqui comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso eras a mais linda do jardim ...


Se você acredita que pode alcançar a sublimação espiritual sem os outros, decerto ainda não chegou à verdade.
A vida foi criada, como uma máquina complexa, em que as peças diferenciadas, entre si, guardam função específica.
Não fuja à engrenagem do seu grupo se deseja aperfeiçoar-se e progredir.
Os outros são as áreas destinadas à complementação e melhoria dos seus próprios reflexos.
Através deles, é que você se analisa para observar-se com segurança.
Não intente tranformá-los, de imediato, porque qual ocorre conosco, são espíritos em evolução, caminhando entre dificuldades e sombras, para o conhecimento superior.
Não exija deles a perfeição que estamos ainda longe de possuir.
Esse nos ensina paciência, aquele a compreensão, aquele outro o imperativo da bondade, tanto quanto somos pessoalmente para cada um deles testes vivos nesses mesmos assuntos.
Acredite: sempre que os outros nos apareçam à maneira de problemas, somos para eles outros tantos problemas a resolver.
Diz você que precisa identificar-se com a vida e descobrir-se para fazer o melhor, entretanto, unicamente pelos outros é que você se encontra e se realiza para as conquistas supremas da felicidade e do amor.

André Luiz

GANDHI E O VIAJANTE - estória para reflexão



Canta-se que Gandhi, sempre que viajava de trem pela Índia, comprava passagem de terceira classe. Ali os passageiros, não cultivavam hábitos de higiene, nem de boas maneiras.
Certa ocasião, quando empreendia uma das suas viagens, ele chamou a atenção de um rapaz que viajava junto a ele no mesmo vagão, porque de quando em quando cuspia no chão. Diante da advertência recebida, o moço respondeu indelicadamente e repetiu várias outras vezes o gesto. Gandhi calou-se.
Depois de um bom tempo de viagem, o rapaz pegou no seu violão, e começou a tocar e cantar músicas que exaltavam o grande líder e herói GANDHI.
Quando, finalmente, o trem parou na estação desejada, Gandhi levantou-se preparando-se para descer. O jovem, que também ficaria ali, juntou suas coisas para sair. Na estação, ele percebeu que alguém de certa importância e grande respeito estaria chegando, porque havia uma enorme recepção organizada com músicas instrumentais, fogos de artifício e discurso. Parou para ver . . . Era Gandhi quem chegava . . .
Ele então, juntou-se a multidão para recepcionar o ídolo. Só quando avistou o homenageado, é que se deu conta que o passageiro a quem havia respondido de maneira tão descortês e insolente, era exatamente aquele que havia enaltecido com tanta veemência através das suas canções. Ele não conhecia Gandhi, mas certamente entendeu que para ele, de nada significaram suas músicas e cântico.

Essa experiência pode muito bem ser aplicada em relação a Deus.
Pois, muitos procuram apresentar-Lhe honra e louvor superficiais, “honram-Lhe com os lábios; e o coração, porém, está longe Dele.”

“Os templos, as igrejas e centros espíritas estão lotados, mas poucos, muito poucos, compreendem e praticam o que se estuda e se ouve, enquanto fora dos círculos religiosos encontramos muitas almas que praticam a reforma íntima trabalhando anonimamente pelo bem e pela caridade.”
(Padre Vítor)


Observação: Podemos seguir qualquer religião e seus cultos exteriores, mas não nos esqueçamos da reforma íntima, educando nossos instintos inferiores, e revendo nossos valores.