sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O JOVEM ESPÍRITA E A BALADA


Existe algum impedimento para um jovem espírita com relação ao carnaval e a sua presença em boates?

CARLOS BACCELLI: Não, a Doutrina, em nenhum caso, nos cerceia a liberdade de escolha em nossas preferências. Somos livres, mas devemos sê-lo com responsabilidade.
O moralismo exacerbado é tão prejudicial quanto a sua ausência naquilo que prescrevemos para os outros, mas não nos encontramos dispostos a vivenciar em nós mesmos.
Advertiu-nos o apóstolo Paulo: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". O mal não está tanto na coisa em si; está em como nos conduzimos dentro dela . . .
O carnaval não seria o que é, se não fôssemos o que somos . . .
É natural a presença do jovem espírita em festas e boates; no entanto, ao adentrar uma casa de diversão, ele não pode deixar lá fora a sua condição religiosa, como se tal condição lhe fosse uma capa da qual ele pudesse despir-se à vontade.

Observação: Ser espírita é ser cristão dentro e fora do Centro Espírita.

Postado pelo Grupo de Estudo Allan Kardec http://mocidadeallankardec.blogspot.com




Um comentário:

  1. O texto é bastante interessante, nos faz pensar se devemos ou nao frequentarmos lugares onde os prazeres materiais sao mais evidenciados. Eu penso que se voce estiver com suas convicçoes espiritualistas fortemente edificadas, voce podera adentrar qualquer lugar, mas se tiveres com a espiritualidade em baixa a tendencia e caires em tentaçao. Mas por outro lado mesmo se estiveres fraco espiritualmente, devemos encarar provaçoes como esta para que nos sirva de aprendizado, pois ha duas formas de se aprender, pelo amor ou pela dor! Fiquem com Deus...

    ResponderExcluir